Tremembé e a Rota do Ouro: tradição preservada por nova lei estadual
A Estância Turística de Tremembé é uma das localizações no Vale do Paraíba, por onde passou a Antiga Rota do Ouro Paulista. Aberta nos séculos XVII e XVIII, servia para o transporte de riquezas e mercadorias entre o interior e o litoral. Tropas de mulas, carregadas de ouro e produtos da região, percorriam esse trajeto que ligava Minas Gerais a Paraty, passando por cidades do Vale e deixando marcas que moldaram
a identidade cultural local.
No percurso, Tremembé teve papel de destaque por sua posição geográfica estratégica às margens do Rio Paraíba do Sul, funcionando como ponto de parada e descanso das tropas que seguiam viagem.
Agora esse trajeto é reconhecido por lei estadual nº 18.181, aprovada em agosto de 2025 e publicada no Diário Oficial do Estado. A medida busca preservar esse patrimônio histórico e estimular novas iniciativas de turismo sustentável, integrando modalidades como o turismo rural, ecológico, religioso, gastronômico e de aventura.
CAMINHO DO BOM JESUS
Para o Turismo tremembeense esta conquista traz a comprovação de uma referência histórica valiosa: o “Caminho do Bom Jesus”.
Único trecho da Rota Turística que recebe denominação derivada de devoção religiosa, nos idos do século XVII, em pleno período do Bandeirantismo paulista; na região. Trecho que abarcava a área que viria se tornar o município de Tremembé. Informação que corrobora a vocação turística municipal hoje declarada em seu Plano Diretor de Turismo que se fundamenta no segmento religioso.
TURISMO REGIONAL
Também estão na Rota do Ouro os municípios: Cunha, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Pindamonhangaba.
A nova legislação estadual é uma oportunidade para que os municípios envolvidos unam esforços em consórcios, viabilizando projetos conjuntos de preservação, sinalização, infraestrutura e promoção cultural. A expectativa é que a valorização do Caminho do Ouro fortaleça o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que resgate tradições e reforça a memória coletiva do Vale do Paraíba.
SAIBA MAIS sobre o “Caminho do Bom Jesus”, detalhes da Rota Turística do “Antigo Caminho do Ouro Paulista” e a pesquisadora responsável por estas descobertas acessando o conteúdo do artigo científico “Em busca de um roteiro esquecido: o caminho entre as vilas de Parati e Taubaté”.
Texto, na íntegra, da Lei nº 18.181, de 21 de agosto de 2025, que reconhece como de relevante interesse cultural o antigo “Caminho do Ouro Paulista”, rota turística que abrange os Municípios de Taubaté, Lagoinha, Cunha, Pindamonhangaba, Tremembé e São Luiz do Paraitinga.
Tremembé, 06 de setembro de 2025
Anuncie Aqui!
Propaganda Online 24hrs!
Entre em contato conosco:
Telefone: (12) 3672-2257
E-mail: tremembeonline@tremembeonline.com.br